terça-feira, 8 de julho de 2008

...plano linear...

Aprendemos no colegial que um ponto é uma cordenada no espaço, e que uma linha é um conjunto de pontos. Toda essa teoria torna-se prática no trabalho de Edith Derdyk, artista que trabalha com linhas de costura como material de suas obras.

Uma breve passagem pela biografia da artista demonstra uma forte inclinação ao desenho. Os trabalhos aqui apresentados são como que a materialização literal de um desenho, onde o traço torna-se linha, tensionada e reta, no entanto, expressiva e flexível. Vemos na obra ao lado, Corte, 2002, uma chapa lisa e quadrada sendo erguida e suspensa por uma quantidade infindável de metros de linha, quantidade que sempre ultrapassa os milhares de metros e dias de trabalho. A tensão explícita nos barbantes negros, bem como a superfície branca a que se prendem, meio que criam um diálogo com um desenho a nakin, só que ao invéz de a folha sustentar o traço, a cor, é justamente o oposto, sendo a linha que sustenta o suporte. A linha, o traço, o rastro, é que dão sentido à existência do plano imaculado. E como impressiona o jogo de tensões a que a obra se submete e submete o observador, que teme e evita aproximar-se, com medo de algum acidente. A obra e seus sígnos aparentes acabam ditando um modo de reação a que o espectador impreterivelmente acaba por se submeter.
Em outro trabalho, Rasuras III, de 1998, encontra-se novamente a confirmação da formula geométrica colegial. Uma linha é formada por infinitos pontos, e um plano é formado por infinitas linhas. A artista objetiva o ato, rasura o espaço, criando um plano estático e mutante, que se revela diferente e estimulante a cada posição que o observador focaliza a obra. E no miolo, no núcleo do turbilhão de traços, como que se observa uma curva das linhas, enroladas, a esconder algo, propósito próprio do ato "rasurar", que tenta inutilmente esconder algo que não se quer mostrar. São vetores da tensão espacial, compostos um a um, articulados e amarrados individualmente, com a mesma importância da composição final: cada um deles mostram-se fundamentais à essência da obra.
Aqui, link para mais algumas imagens impressionantes.

Nenhum comentário: