sexta-feira, 10 de outubro de 2008

...intervenção sonora...

Aqui vai uma pequena mostra do poder dessa Mostra Sesc. 

É o trabalho do artista Luke Jerram, inglês. Chama-se Play me, I'm yours (Toque-me, Sou teu). Trata-se da inserção de sete pianos pela cidade, em lugares inusitados, onde o pedestre está simplesmente convidado a sentar e tocar. Qualquer um. 
É um trabalho belíssimo! A possibilidade de ouvir a monstruosos desconhecidos, que temos certeza de serem como nós, trabalhadores, que ao passarem, distribuem a quem quiser ouvir um pouco de seu oculto talento. Os ouvintes não vão ao encontro da música, mas são capturados por ela enquanto caminham, são fisgados pela orelha, puxados, e ficam observando absortos a um desconhecido que os maravilha com sua habilidade. E não são pessoas selecionadas que assistem, mas trabalhadores, executivos, moradores de rua, todo tipo de homem, de toda classe, profissão e crença. 
Interações sociais ocasionadas por um simples objeto inserido num contexto que não o seu. A quebra da rotina, tema dessa mostra do sesc, é o que causa essas novas interaçoes entre as pessoas. Qualquer coisa que fuja do normal sempre resultam naquela olhada para a pessoa do lado, com cara de espanto. Tanto uma vaca de cerâmica na avenida Paulista, quanto uma iluminação inusitada, também um colete salva vidas numa estátua em pleno centro de São Paulo, e um piano no largo do pinheiros. É simplesmente mágico.
Antes de encerrar com o link, colocarei aqui alguns posts do site do projeto Play me, I'm yours.

"Saio do metro depois de mais um dia, ou melhor, uma noite na sala de aula com meus alunos. E ainda dentro da estação saindo pelo corredor ouço os primeiros acordes, me aproximo, o sujeito engravatado que sentava ao piano é Antonio, tocou várias, a qual arrisquei cantarolar, um outro que se aproxima de mim é Alexandre, conversamos um pouco, Antonio vai embora ficamos eu Alexandre e uma moradora de rua, Alexandre arrisca mais uns acordes, fechamos o piano temerozos do que poderá acontecer com ele, e seguimos conversando para nossas casas.
No outro dia eis que estavamos todos lá, Antonio, Alexandre, Eu, a moradora de rua, e o Piano...
Por favor deixem ele ficar...." - Augusto

"Saída do metrô Santa Cecília ... Um piano ... Uma criança cega, junto com a mãe, brinca nas teclas, e a luz da música brilha em seus olhinhos ..." - Patrícia

"Quando fomos instalar o piano na Santa Cecília, aconteceu o inusitado: Eis que do nada , aparece um sujeito barbudo entre vários mendigos. "Sai da frente que agora eu vou tocar..." Isso depois de várias performances dos mesmos. Após abrirem o espaço. A figura inusitada, recém chegada das fábulas do "Senhor dos anéis" senta no banco e inicia: " Salve o Corintians....." tocou direitinho todo o hino, e arriscou uns acordes no final....." - Marcelo

E aqui, o link.


Nenhum comentário: