domingo, 10 de fevereiro de 2008

...geometria orgânica...

Em 2007, uma exposição chamada "Da Bauhaus a (Agora)!" esteve no MASP, trazendo artistas influenciados pela escola de artes e arquitetura Bauhaus. Um dos artistas apresentados foi Adolf Richard Fleischmann (1892 - 1968), pintor que trabalhou por um período de sua carreira artística como Concretista, mas a partir de 1937, abriu mão desse rigor geométrico em prol de uma maior liberdade orgânica abstrata. Em 1952, deixa a Europa e se muda para os Estados Unidos, onde continua sua produção, até sua volta à Alemanha em 1965 até 1968, quando falece.

A obra "Sem Título (Cinza-Rosa)" (1955) é de seu período final, quando já na Alemanha. Mostra-se bastante relacionada à Geometria Construtivista, mas sem seu rigor de medidas e linhas retilínias. Sua tela possui um certo rítmo de formas inter-relacionadas semelhante a um quebra-cabeças, com peças, sempre com seis lados, que se juntam e se encaixam para a formação de um todo abstrato. Essa estrutura divide o quadro numa forma de cruz, separando o quadro em quatro partes. Num primeiro plano do quadro, no entanto, se destacam as linhas verticais pretas que exprimem certo volume, profundidade à tela, com um ponto de fuga no centro da mesma. O mesmo se observa em seu fundo, onde as formas "quebra-cabeça" confluem para o centro do quadro. Estabelecendo duas diagonais que cortam o quadro de canto a canto, se verifica uma redução das formas conforme se aproxima do centro da tela. Claramente, a proposta de Adolf não é a ilusão da perspectiva, já há muito "desprezada" pelos artistas abstratos, mas dar certo movimento à composição, tornando-a mais dinâmica. A paleta cromática da tela se reduz , a grosso modo, ao cinza, rosa, azul, e marrom para o fundo. A diferenciação entre cada peça se faz, mais do que por linhas fronteiriças, pela mudança de estruturas e texturas de seus conteúdos. A intercambiabilidade de cores, de preenchimentos, e da ausência de ambos forma a separação entre cada módulo da obra.

Para mais sobre o que foi exposto, visite o site do MASP sobre a exposição.


Um comentário:

Gilberto de Abreu disse...

Oi Eduardo, legal aqui. Me senti perto de casa, superconfortável com o tema. Grande abraço e continue postando. p.s.: além do blog, agora o supergiba tem tb um canal para vídeos no youtube. Confere lá. Abraço.