quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

...neoplasticismo...

Um dos membros mais conhecidos do grande conjunto da arte concreta é o Neoplasticismo, de Piet Mondrian e de Doesburg. As telas neoplasticistas certamente são famosas pela sua composição regular, vermelha, amarela, azul, branca e preta, e muita gente as conhece, embora a maioria ignore o porquê dessa maneira de pintar.

Uma das características do modernismo é a procura da arte perfeita, do máximo da arte, que salvaria o homem enquanto ser emancipado pela razão. Diversos movimentos colocaram-se como inequívocos, messias das verdades pictoricas e artísticas. O Neoplasticismo não foi diferente: como o próprio nome revela, é um "novo plasticismo", um novo formalismo visual, que coloca-se como reinício de toda era artística, que se vinha decaindo e não mais representava as verdades humanas. Dessa maneira, convinha que se reiniciasse toda história da arte, começando do ponto correto para que se chegasse onde se deve. O meio de representação é abstrato geométrico pois não há forma mais pura que o quadrilátero. Não se aceita também as linhas diagonais, por causa da ambiguidade destas, e o mesmo para formas circulares e qualquer ângulo que não o reto, perpendicular à lateral da tela. As cores são as cores primárias, pois, além de serem estas que originam todas as demais, são primeiras cores identificáveis pelo homem. E esta etapa da arte seria temporária, pois chegaria a hora em que arte e vida fundiriam-se, sem haver mais separação aparente entre ambas. A figura ao lado é o desenho de um cômodo de casa projetada pelo arquiteto e designer Gerrit Rietveld, onde se pode observar que a identidade visual do movimento foi usado também nas artes aplicadas.
Pode-se observar que, apesar de toda racionalidade presente nas telas, trata-se de um movimento bastante espiritualizado, quase messiânico. E um dos mais intrigantes da história da arte moderna. Para conhecer mas sibre Piet Mondrian, confita o site em sua homenagem, com layout neoplasticista e tudo.

Nenhum comentário: